domingo, 7 de abril de 2013

..::Produtos Notáveis::..



PRODUTOS NOTÁVEIS


Prof. Esp. Deivison da Silva e Silva
e-mail:profdeivison2013@gmail.com







Olá! Estamos de volta com mais um artigo para o Blog do Prof. Deivison, e desta vez, vamos abordar o tema de Produtos Notáveis. É um assunto estudado no 8ª Ano, que considero de fundamental importância seu conhecimento e desenvolvimento.



É muito utilizado em várias situações no Ensino Fundamental e também Ensino Médio como, por exemplo, na solução de algumas equações do segundo grau e em Física também.



Podemos entender como Produtos notáveis, o produto de expressões algébricas que possuem uma maneira geral para sua resolução. Os produtos notáveis aparecem no cálculo algébrico. Esses produtos são conhecidos pelo nome de produtos notáveis.



O termo “Produto” pode ser o resultado de uma função de multiplicação e o termo “Notável” pode ser definido como “importante”, ou aquilo que se destaca ou de fácil identificação.



Vamos abordar neste artigo três casos de produtos notáveis mais comuns um a um passo a passo e resolver alguns exemplos para fixação da forma de resolução de cada um. Bom, iremos utilizar as letras a e b no nosso estudo para apresentar as formas de resoluções de produtos notáveis.









QUADRADO DA SOMA DE DOIS TERMOS



(a+b)2 = (1º termo)2+2.(primeiro).(segundo)+(2º termo)2.

Ficando assim:

(a+b)2 = a2+2ab+b2

Vejamos agora a resolução de alguns exemplos de quadrado da soma de dois termos:

Exemplo1: (2a+3b)2= (2a)2+2. (2a). (3b) + (3b)2

                                    =4a2+12ab+9b2



Exemplo2: (-5a+2b)2=(-5a)2+2.(-5a).(2b)+(2b)2

                                      =25a2-20ab+4b2



Exemplo3: (½ a + b) = ( ½ a)2+2. (½ a). (b) +(b)2

                                    =¼a2+ab+b2.






QUADRADO DA DIFERENÇA DE DOIS TERMOS



(a-b)2 = (1º termo)2-2.(primeiro).(segundo)+(2º termo)2.

Ficando assim:

(a-b)2 = a2-2ab+b2



Vejamos agora a resolução de alguns exemplos de quadrado da diferença de dois termos:

Exemplo1: (-a-3b)2= (-a)2-2. (-a). (3b) + (3b)2

                                    =a2-6ab+9b2



Exemplo2: (-4a-b)2= (-4a)2-2. (-4a). (b) + (b)2

                                    =16a2+8ab+b2



Exemplo3: (3a-2b)2= (3a)2-2. (3a). (2b) + (2b)2

                                    =9a2-12ab+4b2







PRODUTO DA SOMA PELA DIFERENÇA



(a+b).(a-b) = (1º termo)- (2º termo)2.

Ficando assim:

(a+b).(a-b) = a2- b2

Vejamos agora a resolução de alguns exemplos do produto da soma pela diferença de dois termos:

Exemplo1: (2a+3b). (2a-3b)= (2a)2- (3b)2

                                    =4a2-9b2

Exemplo2: (-5a+2b). (-5a-2b)=(-5a)2 - (2b)2

                                      =25a2- 4b2.

Bom, pessoal por hoje é só, ficamos por aqui um forte abraço e até nosso próximo artigo.







Lembrem-se: “Matemática aprende-se fazendo!”.


terça-feira, 2 de abril de 2013

..::Curiosidade Matemática sobre Potências::..



CURIOSIDADE MATEMÁTICA SOBRE POTÊNCIAS



Prof. Esp. Deivison da Silva e Silva
e-mail:profdeivison2013@gmail.com



Desde meus tempos de Ensino Fundamental, ouvia sempre dos meus Professores de Matemática que todo número elevado a zero dava como resultado 1, claro não deixando de levar em consideração as observações com relação a essa base com o expoente. 

Eu sempre que indagava a respeito de como isso era possível? Os livros de matemática sempre dizem a mesma coisa, que é por definição que isso é verdade, ou seja, você tem que aceitar como verdade acabada.

Resolvi escrever esse breve texto para trazer uma resposta mais concreta para isso, simplesmente utilizando algumas propriedades das potências, as quais são estudadas ao longo do Ensino Fundamental.

Dado um Número Real a 0 temos que a0 = 1 .

Demostração:

            Bom, para nossa demostração iremos utilizar três propriedades das potências:














Então vamos começar!


 





         Agora atribua valores para n e observe que a0= 1n=1, o que queríamos mostrar. 

Então fica aqui a minha sugestão aos Professores de Matemática, utilizar as propriedades das potências para mostrar a seus alunos de uma forma mais interessante esse fato. Também espero que esse artigo sirva como material de apoio e como fonte de conhecimento para muitos.


Lembrem-se: “Matemática aprende-se fazendo!!” . 
Um forte abraço e até nosso próximo artigo.